Dicas de como aproveitar ainda mais sua viagem de bike elétrica

E-bike do Bike Rio e Tembici é opção de programa seguro para aproveitar as altas temperaturas durante a pandemia

A bike elétrica foi a tendência mais comentada durante o ano quando o assunto é mobilidade urbana, tendência que deve seguir com força em 2021. A Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, operadora do sistema de bikes compartilhadas patrocinado pelo Itaú Unibanco, lançou em setembro o maior projeto latinoamericano de bicicletas elétricas compartilhadas em estações fixas, começando pelo Rio de Janeiro, com 500 e-bikes. Após um mês de operação, em constante crescimento, o projeto já registrou, em um mesmo dia, mais de 3 mil viagens e um crescimento de 22% em viagens de outubro para novembro.

A inovação é um grande passo na mobilidade urbana, que este ano passou por mudanças rápidas e nunca vistas antes, tendo a bike como protagonista que contribui para o afastamento social e sustentabilidade das cidades. Durante o verão, a bike elétrica possibilita que o usuário aproveite com segurança e de forma econômica, as paisagens e pontos da cidade ainda não explorados.

Para o maior aproveitamento da inovação, a empresa disponibiliza uma nova versão do “Manual do Ciclista”, material educativo com orientações e dicas de segurança que reforçam a importância dos cuidados e responsabilidades dos ciclistas ao pedalarem as novas laranjinhas. Confira algumas dicas para o uso seguro e eficiente das e-bikes, especialmente para aproveitar passeios ao ar livre durante as férias de verão:

Itens de uso pessoal

  • Utilizar refletivos na bike e no capacete;
  • O uso de capacete é obrigatório para utilizar e-bikes e é recomendado o uso de joelheira protegem o ciclista em quedas;
  • Caso o usuário utilize a bicicleta própria, é recomendado investir em uma boa trava ao estacionar a magrela e não prendê-la de forma que atrapalhe os pedestres. Se utilizar a laranjinha, garantir que a devolução tenha sido feita corretamente na estação;
  • Utilizar máscara e álcool gel é recomendado antes e depois de utilizar as bikes.

Trajeto tranquilo

  • Conferir as condições da bicicleta;
  • Regular a altura do selim para pedalar com conforto;
  • Preferir rotas com estrutura cicloviária e ruas mais tranquilas.
  • Planejar o caminho utilizando o serviço de busca de bicicleta do Google Maps para os deslocamentos.

Durante a pedalada

  • Dirigir com as duas mãos e evitar levar objetos pendurados no guidão;
  • Sinalizar com os braços a mudança de direção;
  • Usar sempre os dois freios juntos, isso evita derrapagens e perda de controle;
  • Manter distância segura da lateral dos veículos estacionados;
  • Manter velocidade compatível com a via e com o trânsito local;
  • Não usar celular e fones de ouvido. É lei e também é importante estar atento ao trânsito;
  • Quando não houver estrutura cicloviária, circular pela rua, ocupando a faixa pista de rolamento e ande no mesmo sentido dos outros veículos;
  • Respeitar o sinal vermelho e não pare sobre a faixa de pedestre. Na calçada, desmontar e respeitar os pedestres;
  • Redobrar a atenção em dias de chuva, os freios perdem eficiência e evitar as poças grandes, elas podem esconder bueiros e buracos.

Além disso, a empresa também compartilha dicas de segurança com os usuários por meio de todos os canais.

E-bike Tembici

A e-bike da Tembici tem pedal assistido, ou seja, o motor é acionado quando a bicicleta é  pedalada, sem acelerador, tornando a bike mais leve e sua velocidade é limitada a 25 km/h. Seus freios e peças de transmissão carregam selo de empresas renomadas do mercado, proporcionando a máxima qualidade e segurança. A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala.

Simone Nogueira

Com as vendas correndo nas veias, ama o empreendedorismo e, acima de tudo, ajudar pequenos empresários. Juntou tudo isso e transformou em sua meta de vida. Diretora comercial da Agência de lançamentos Mktsites, e também idealizadora do "Café com Negócios" das regiões Sul, Oeste e Norte de São Paulo e ainda encontra tempo para os portais Stylenews.com.br e o Divasebelas.com.br.