Pandemia impacta Natal dos brasileiros: 95% diminuíram gastos e 77% cortaram número de convidados

Pandemia impacta Natal dos brasileiros: 95% diminuíram gastos e 77% cortaram número de convidados

Entrevistados pela Toluna responderam sobre as mudanças nas comemorações do Natal

Uma pesquisa da Toluna, empresa que fornece insights em tempo real sobre os consumidores, realizada com 839 pessoas de todas as regiões do Brasil, constatou que 63% dos entrevistados irão mudar a forma como comemoram o Natal. Já 28% dos respondentes não mudarão a forma das festividades e 8% não sabem. 

Por conta da pandemia, a recomendação dos órgãos de saúde é que as festas de Natal não tenham aglomerações e mantenham protocolos de segurança. A situação alterou os planos de muita gente: 49% responderam que não irão viajar por conta da pandemia, 40% não viajariam mesmo sem pandemia e 11% não cancelaram seus planos de viagem. 

Os entrevistados foram questionados se diminuirão a quantidade de convidados para as festividades: 77% afirmaram que diminuirão a quantidade de convidados em relação aos anos anteriores, 21% manterão o mesmo número de pessoas e 1% disseram que aumentarão a quantidade de pessoas nas festividades.

Entre os entrevistados, 68% passarão o Natal em casa com a família que moram junto, 18% visitarão familiares em suas casas, 10% terão comemorações por conferência de vídeo e 2% se reunirão com amigos. 

Nas festas de Natal, os brasileiros preparam a tradicional ceia para a família. A pesquisa questionou sobre como será a refeição dos entrevistados: 74% farão algo especial para o jantar, 15% terão uma refeição comum, 5% encomendarão a refeição do restaurante e 2% pedirão comida via aplicativos. 

Os presentes são a alegria do Natal e os entrevistados foram questionados sobre para quem comprarão presentes esse ano. 51% presentearão os filhos, 50% darão presente ao parceiro, 49% para os pais, 25% aos irmãos e 20% aos sobrinhos. Já 10% não darão nada por conta da pandemia e 6% não têm o hábito de presentear. 

O hábito de ir às compras para o Natal teve alterações por conta da pandemia. Por isso, 52% dos entrevistados comprarão os presentes através do comércio eletrônico, 38% comprarão no shopping, 28% comprarão para retirar em lojas físicas, 16% comprarão em lojas físicas que entregam em casa e 12% comprarão em pequenos comércios. 

Os entrevistados foram questionados sobre a antecedência que fizeram as compras de Natal. 35% compraram na primeira quinzena de dezembro, 30% compraram antes de dezembro, 12% fizeram as compras no último final de semana antes do Natal, 3% comprarão na véspera e 1% comprarão só depois do Natal. 

A pesquisa também investigou quais serão os presentes mais comprados neste Natal. 73% dos participantes darão roupas e acessórios, 45% perfumes e cosméticos, 39% brinquedos e jogos, 36% calçados, 19% livros, discos e filmes, 15% equipamentos eletrônicos e 12% presentearão com um celular. 

A crise econômica que chegou junto com a pandemia de Covid-19 também pode ser observada nas despesas com presente: 43% afirmaram que gastarão menos no presente, 33% o mesmo que no ano passado e 20% gastarão mais.

Entre os entrevistados que gastarão menos no presente esse ano, 95% afirmaram que diminuirão o valor gasto por conta da pandemia. 

A pesquisa da Toluna foi realizada entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2020, com 839 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de margem de confiança.

Sobre a Toluna

A Toluna fornece insights em tempo real sobre os consumidores na velocidade da economia sob demanda. Ao combinar a escala global e a experiência local com tecnologia inovadora e design de pesquisa premiado, ajudamos os clientes a explorar o amanhã, agora. A Toluna é a empresa controladora da Harris Interactive Europe e da KuRunData. Juntos, elas se esforçam para levar o campo da pesquisa de mercado para um amanhã melhor.

Simone Nogueira

Com as vendas correndo nas veias, ama o empreendedorismo e, acima de tudo, ajudar pequenos empresários. Juntou tudo isso e transformou em sua meta de vida. Diretora comercial da Agência de lançamentos Mktsites, e também idealizadora do "Café com Negócios" das regiões Sul, Oeste e Norte de São Paulo e ainda encontra tempo para os portais Stylenews.com.br e o Divasebelas.com.br.